terça-feira, 8 de maio de 2012

Os holofotes sobre a Rio+20

 O Que Aconteceu Desde 1992?
    A reunião anunciada como o acompanhamento Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 está chegando ao Rio de Janeiro em junho. A reunião de 1992 foi louvada como umas das melhores tentativas por parte da comunidade global para mudar o curso do desenvolvimento humano para um modelo igualitário e sustentável. 178 países, a maioria representada por seus chefes de governo, concordaram com unanimidade em adotar a Agenda 21, um mapa para o desenvolvimento sustentável para o mundo, levando ao século XXI. A cúpula de junho de 2012 foi chamada de Rio+20, e tem a missão de avaliar o quanto mundo avançou no caminho mapeado vinte anos atrás e re-calibrar as metas e os planos de ação conforme for necessário

                       Uso desigual de recursos
 
Não foi surpresa a revisão ter verificado que 20% da população mundial, vivendo na América do Norte, na União Europeia e no Japão, ainda consume 80% das matérias-primas e dos recursos energéticos do mundo. A América do Norte consume 90 kg de material prima por dia e a a UNião Europeia 45 kg, todo o continente africano consome apenas 10 kg por dia. O crescimento da demanda das regiões densamente povoadas da China e da Índia, que já havia sido previsto na Rio92, deixa a situação da África ainda pior.

Alívio da pobreza
A Rio 92 conclui acertadamente que o desenvolvimento sustentável só pode acontecer se os níveis mundiais de pobreza forem dramaticamente reduzidos. Nessa reunião, as nações concordaram que a pobreza é responsabilidade de todos os países, não somente dos países pobres. No que tange as medidas de alívio da pobreza, o resultado é particularmente desalentador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário